sábado, 12 de março de 2011

O maior vespeiro


Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao pior de todos os vespeiros; o que é arte?
De forma resumida e sintética, quase criminosa como um rinoceronte numa loja de louças eu diria que na história da humanidade formularam-se três definições explícitas a respeito da arte; alguém já citou Platão que afirmava que a arte imita a vida e por essa sua definição, ele mesmo a desprezava, já que na teoria platônica a própria vida era uma cópia de um universo ideal. Dessa forma quem imita uma imitação erra duas vezes e não merece crédito algum. Já seu discípulo Aristóteles discordava da definição, defendendo que a arte não imita a vida, mas a representa que é bem diferente. Primeira definição; Imitação/Representação.
Passaram-se séculos numa eterna e inteminável discussão até a vizinha era dos "ismos", em que críticos, artistas e estudiosos catalogaram movimentos artíscos; realismo, fauvismo, cubismo, surrealismo, expressionismo e etc. Todos partindo do pressuposto que a arte exprime sentimentos do artista. Notem que aqui ela já não copia, nem imita, nem representa a realidade, mas exprime sentimentos. Segunda definição; Expressionismo, (mesmo sendo um movimento em particular, ele funciona como carro chefe de todos os ismos.) Mas essa segunda definição também foi desqualificada por filósofos sob um argumento parecido com: dez copos de vinho me deixam tonto, mas quem me garante que tonto estava o fabricante??
Exprimir emoção X Provocar emoção
Fervilhando em milhares de cabeças os questionamntos se multiplicam; Existe uma característica essencial em todas as obras de arte? O único consenso é que só a emoção estética classifica a arte. E só obras genuinamente artísticas tem o dom de provocar a emoção estética em nós.
Terceira definição: Forma significante: É o que o filósofo inglês Clive Bell denominou de "Forma significante" , em sua Teoria Formalista, (Expressionismo X Formalismmo) , ele nos deixa questionamentos tipo; Existe alguma propriedade comum em todas as obras de arte? Tarefa que nenhum estudo deu por terminada. Em síntese ele defende que a pergunta a ser feita não é;
O que é arte?, mas sim:
Quando há arte?
http://criticanarede.com/fil_tresteoriasdaarte.html
Ilustração, Simch; Entrando pelicanos, acrílica s/ tela

Aos interessados sugiro consultar;
Clive Bell,
Morris Weitz,
George Dickie,
Nelson Goodman.